Você está aqui: Entrada Notícias Seminário Internacional “Acesso e coordenação em redes de serviços de saúde nos sistemas de saúde da Colômbia e do Brasil”
es  |  en  |  pt  |  cat

Seminário Internacional “Acesso e coordenação em redes de serviços de saúde nos sistemas de saúde da Colômbia e do Brasil”

15-16 agosto 2013, Bogota (Colômbia)

Durante os dias 15 e 16 de agosto, a Universidade do Rosário (Colômbia) recepcionará o seminário internacional de encerramento do projeto desenvolvido em colaboração com o Consórcio de Saúde e Social da Catalunha, o Instituto de Medicina Tropical de Amberes, a Universidade de Pernambuco/Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães e o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP), cujo tema será: Acesso e coordenação em redes de serviços de saúde nos sistemas de saúde da Colômbia e do Brasil

Durante a conferência participarão além dos investigadores do projeto, expertos nacionais e internacionais em sistemas de saúde e representantes de organismos internacionais como OPAS e Comissão Europeia, e serão apresentados os resultados dos estudos realizados com um espaço para o debate.

Entre os diversos aspectos que serão abordados se encontra a análise de algumas das reformas dos sistemas de saúde da Colômbia, do Brasil e do México, pelos conferencistas convidados. Porém, o forte do seminário se centrará na apresentação dos resultados mais importantes de Equity LA sobre o acesso à atenção, a coordenação e continuidade assistencial nas redes de serviços de saúde, assim como sobre as barreiras, determinantes e desigualdades no acesso à atenção na Colômbia e no Brasil. Além disto, serão apresentadas as estratégias da União Europeia de apoio ao desenvolvimento dos sistemas de saúde.

O seminário é aberto e espera se converter em fórum onde se encontrem formuladores de políticas, acadêmicos, gestores, profissionais da saúde, sociedade civil e todos aqueles atores sociais que trabalham ou se interessam pelo tema.

O encontro será encerrado com a apresentação do novo projeto Equity-LA II - Impacto das estratégias alternativas de integração assistencial no desempenho das redes integradas de serviços de saúde (RISS) em diferentes sistemas de saúde da América Latina (2013-18). Este projeto é também financiado pela Comissão Europeia, e dará continuidade ao projeto que se finaliza, aprofundando na temática e ampliando o estudo a outros países e sistemas de saúde da região: Chile, México, Uruguai, Argentina.

 

O programa e outras informações sobre o evento e os projetos podem ser consultados em www.rosario.edu.co o www.upe.br

 

A participação no seminário é gratuita e o período de inscrição já está aberto. Inscrições: heisel.leon@urosario.edu.co

 

O evento também pode ser visto através da Rede Renata de Colciencias: http://mi.urosario.edu.co/evento/

Ferramentas Pessoais