Você está aqui: Entrada Notícias Lançamento do inquérito da população no Brasil
es  |  en  |  pt  |  cat

Lançamento do inquérito da população no Brasil

Abril - maio 2011

Lançamento do inquérito da população no Brasil

Treinamiento dos supervisores

No âmbito do projeto Equity-LA, iniciou o inquérito da população no Brasil, parte da segunda etapa do projeto de coleta de dados a ser realizado em paralelo no Brasil e na Colômbia.

O objetivo é determinar a equidade de acesso, os determinantes do acesso e da percepção da continuidade dos cuidados para os usuários do sistema brasileiro de saúde pública (Sistema Único de Saúde, SUS). 

As áreas de estudo são no município de Caruaru e Recife Saúde do Distrito 3.3, onde ele entrevistou uma amostra aleatória de 2.303 moradores. O trabalho de campo começou em Caruaru, onde as entrevistas estão previstas para 1223 e continuará em Recife, para uma amostra de 1.080. A coleta de dados é feita através da aplicação de questionários, -previamente desenvolvido e testado pela equipe em entrevistas Equity-LA- em casa conduzida por uma equipe de entrevistadores cerca de 50-60 estudantes de várias faculdades dos municípios de estudo, e foram previamente treinados pela equipe de coordenação. 

Em Caruaru, os entrevistadores são estudantes da Faculdade Asces (Associação Caruaruense de Ensino Superior) de Educação Física, Biomedicina e Farmácia, e funcionários do Conselho. O monitoramento está sendo realizado por seis graduados, incluindo Irene García, membro da equipa de investigação do Servei d'Estudis da CSC / UPE, IMIP, CPqAM (Brasil). 

Para o desenvolvimento do trabalho de campo, a equipe recebeu o apoio da Secretaria de Saúde do Município de Caruaru ea Faculdade ASCES (Associação Caruaruense de Ensino Superior).

Numa fase posterior, iremos analisar os dados do Brasil e espera ter resultados preliminares no final do ano. Ser comparados com aqueles obtidos no levantamento paralelo na Colômbia, usando a mesma metodologia. Finalmente, serão contrastadas equidade e continuidade dos cuidados em ambos os países, para estabelecer recomendações para melhoria.

O inquérito início no final de abril, coordenado pelas Drs. M. Luisa Vázquez e Ingrid Vargas del CSC, equipe que lidera o projeto, ea Prof. Rejane Ferreira e Irene García da Universidade de Pernambuco (UPE) / Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira ( IMIP) / Centro de Pesquisa Aggeu Magalhães (CPqAM), equipe coordenador do projeto no Brasil.

Ferramentas Pessoais