Você está aqui: Entrada
es  |  en  |  pt  |  cat

Impacto na eqüidade de acesso e a eficiência das redes integradas de serviços de saúde (RISS) na Colômbia e Brasil: Projeto Equity-LA

Durante as duas últimas décadas, numerosos países na América Latina realizaram reformas nos serviços de saúde com o objetivo de reduzir sua iniqüidade e ineficiência. Como conseqüência de ditas reformas emergiram as Redes Integradas de Serviços de Saúde (RISS), amplamente promovidas por governos e organizações internacionais, apesar de contar com uma evidência insuficiente sobre seu impacto.

O objetivo do Equity-LA é analisar o impacto de diferentes tipos de RISS na equidade de acesso e na eficiência da provisão de atenção em saúde. Serão analisadas experiências de dois países latino-americanos – Colômbia e Brasil – com sistemas de saúde que compartilham seus princípios, porém se organizam de maneira diferente.

Para alcançar este objetivo adotou-se um enfoque inovador multidisciplinar em investigação de serviços de saúde, combinando métodos qualitativos e quantitativos de investigação. O estudo consta de duas fases: dois estudos de caso nacionais e um estudo comparativo transnacional.

Esta investigação proporcionará evidência sobre as implicações para a equidade no acesso e na eficiência da introdução das RISS, que contribuirá na formulação de políticas para a melhoria da qualidade e eficiência dos serviços de saúde. Além disto, desenvolverá e provará métodos para avaliar o desempenho das redes de serviços de saúde.

O Que é uma Rede Integrada de Serviços de Saúde?

É uma rede de provedores de saúde que oferece uma atenção coordenada através da continua assistência a uma população determinada e se responsabiliza pelos custos e resultados de saúde desta população.

FinanciamentoFP7

Equity-LA está financiado pela Comissão Européia.

Equity-LA é uma Ação de Cooperação Internacional Específica (SICA) que se enquadra dentro do Sétimo Programa Marco (FP7): Cooperação, Saúde e se dirige ao objetivo estratégico: “acesso a saúde universal e equitativa e financiamento em saúde”

Este site reflecte apenas as opiniões dos autores. A União Europeia não é responsável pela utilização da informação nele contida.

Ferramentas Pessoais